quinta-feira, fevereiro 16, 2006

blog-livro-diario

Um blog, dizia eu há pouco à Gabriela, é como uma planta. Devemos regá-la, para que ela vá crescendo. No caso do blog, temos que alimentá-lo com letras, com imagens como o blog do Manel (malbino.blogspot.com) ou com ambas as coisas.
Recuando um pouco mais no tempo até parar no final desta tarde, encontro-me a proferir a uma amiga que um blog é uma versão contemporânea de livro. Ela discorda das minhas palavras e contra argumenta que para ela é mais um diário. Vejo-me obrigado a rever em parte a minha afirmação e a ter que concordar com ela. Na verdade, já existem blogs que chegaram ao suporte livro. Mas o que é um livro? Será só aquele pedaço de matéria celulósica onde são impressos caracteres e imagens? Ou serão objectos, que para além do que atrás se nomeou, têm também um conteúdo que nos toca no íntimo? Não sei se qualquer coisa impressa pode ser considerada um livro. Não sei se as “páginas amarelas” podem ser consideradas um livro.
E um diário, o que é um diário? Supostamente é algo íntimo e que, segundo a minha amiga, aparentemente não é para ser visto por mais ninguém para além da própria pessoa que o escreve. A palavra aparentemente, aparece porque, diz ela, no seu âmago o dono do diário quer torná-lo público.
Penso que em parte é verdade, mas o facto de o diário apenas ser mostrado a quem o seu dono decidir, torna-o diferente de um blog.
Só sei que um blog não precisa de ser um livro e nem sequer um diário, mas pode ser qualquer uma delas, ambas ou nenhuma.
Um diário é também o local onde se relata os acontecimentos do dia a dia, como eu estou neste momento a fazer… o melhor é parar, pois parece-me que estou a transformar este blog num diário…
No entanto fica a questão. O que é um blog?
Bom, um pedaço de matéria celulósica é que não é.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos fazer ao contrário. O que gostavas que fosse. Um registo daquilo que atravessa os teus dias, uma ficção, um poema, um ensaio em construção, tudo ao mesmo tempo. Escrever pode ser criação, partilha, engodo. Ou pode ser, apenas uma conversa, que se retoma a qualquer altura.
J.