quinta-feira, março 16, 2006

dica para cozer polvo

E porque não, partilhar um truque de culinária no meu blog?
Hoje estou a cozinhar polvo para o jantar. Todos sabem que cozinhar polvo é difícil, pois nunca sabemos se ele vai ficar duro ou não até o degustar. Bom, sempre ouvi dizer que se for polvo congelado não há esse problema, o bicho fica sempre mole. Aprendi entretanto, que se dermos uma valente tareia ao animal, imediatamente antes de o pôr a cozer, o polvo fica mole depois de cozido. A última que soube, e que chegou tarde para este jantar, é que se cozer o dito cujo sem sal, ele fica uma beleza.
Bom, terei de experimentar esta última dica da próxima vez que cozer polvo. Entretanto, se alguém que por aqui passe o ensaiar, diga de sua justiça neste mesmo local.
Já agora, se me permitem, gostaria de deixar aqui uma palavrinha para alguns dos meus amigos mais chegados (vocês sabem de quem é que eu estou a falar) que por um acaso aqui passem. Não vejam nem façam interpretações menos correctas deste texto, pois não passa disso mesmo, de um truque de culinária. Não é como aquele texto, já longínquo, que escrevi para um professor, cheio de “e/ou”, com a finalidade de lhe chamar burro, tenha ele compreendido ou não a piada. É claro que um texto como este aqui, proporciona-se a que façam algumas interpretações maldosas, pois isto de tornar o polvo mole ou duro e só o saber quando o degustar ou se estiver congelado o bicho fica sempre mole, tem que se lhe diga. Ficar mole depois de cozido, também não está mal, não senhor. Quem diria, escrevi um texto que tem pano para mangas. E pronto, já satisfiz as mentes mais perversas, dos tais meus amigos (com esta deixa das mentes preversas, ficam eles queimados e eu saio imaculado hehe).
Falar do texto que escrevi durante o meu tempo de aluno universitário, trouxe-me à memória outras recordações, talvez, dignas de serem aqui contadas, mas fica para uma outra altura.

1 comentário:

crissy disse...

Eu vou fazer hoje polvo para o jantar e essa é verdade - nada de sal enquanto coze. A da tareia aprendi contigo hoje. Beijos - continuação de um bom blog