sábado, março 18, 2006

Discussões de sexta à noite

Na sexta-feira passada, como muitas outras sextas ao longo destes onze ou doze anos (eu sei Z., já fui mais assíduo, direi mesmo, raramente faltava), fui jantar com S. e Z., na casa de S. como habitualmente. No meio das imensas e habituais discussões, S. disse que tínhamos diferentes formas de utilizar a nossa inteligência. A dela é mais elaborada ou seja, perante uma situação qualquer ela resolveria melhor se tivesse tempo para pensar. Já eu tenho uma inteligência de resposta mais imediata e se pelo contrário me for fornecido tempo para pensar, acabo por me perder em deambulações e a resposta não ser tão clara. Quanto a Z., segundo S., não tem inteligência que se destaque para nenhum dos dois lados. Recordo que Z. ficou ofendidíssimo por não ser taxado com um rótulo, mas penso que na realidade a sua inteligência é a mais equilibrada de entre os três, pois oferece uma versatilidade que me parece não existir em mim ou na S..
Z., perante situações diversificadas, não atingindo em pleno qualquer um dos extremos citados, acaba por responder de forma mais eficaz às exigências tidas. Arriscarei talvez em dizer que, segundo a análise feita por S., para atingir a performance de Z., eu e S., teríamos que laborar juntos.
Gostaria agora de dar o dito por não dito e dizer que este texto foi escrito umas horas depois da conversa tida e que a análise de S., foi feita no momento.
Finalmente pedia aos outros intervenientes aqui mencionados que, se por aqui passarem e eu não estiver a ser tão exacto no relato dos factos quando deveria ser, deixem ficar aqui um comentário. É claro que podem também comentar este texto por outra razão qualquer.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Espirito, quem escreve é o Manel. Podia ter posto um post mais acima...num texto mais recente mas preferi este porque estamos num percurso ( o do mestrado) que é muito bem ilustrado por esta situação. Explico: uma das principais coisas que temos que fazer é catalogar, especificar....talvez 80% da tese seja isso mesmo...e conclosões...5%?....pareceme que o mais importante é a disciplina intelectual ou esforço de organização do pensamento e isso (porque tb fiz um pequeno trabalho acerca do e-learning para educ multimedia....) é talvez das coisas mais importantes de transmitir no ensino....orientação, disciplina mental....equilibrio entre a dispersão da criatividade e a disciplina do racional....pronto tenho dito....desculpa a extensão disto,
um abraço,
Manel

Anónimo disse...

Olha, não repares nos erros ortográficos....sff
Manel